Orçamento profissional para projetos e obras: Volare Software
ORÇAMENTOS E LICITAÇÕES
Precisa e sofisticada, a funcionalidade de orçamentação do Volare permite trabalhar com múltiplas bases de dados e elaborar orçamentos para obras de qualquer porte e tipo.
A base de dados padrão do Volare é TCPO® – Tabelas de Composições de Preços para Orçamento desenvolvida pela PINI e referência para os profissionais da Construção Civil.
O Volare é o único software do
mercado que utiliza a base TCPO®.
A nova versão da TCPO® publicada em 2017 conta com a 1ª codificação BIM brasileira desenvolvida pela ABNT.
Ferramentas e relatórios, da funcionalidade de Orçamento:
-
Memorial descritivo;
-
Orçamento sintético, orçamento analítico.
-
Listagem de material e mão-de-obra;
-
Curva ABC de insumos, de serviços ou de equipamentos;
-
Listagens de inconsistências de etapas e itens.
-
Unificação de orçamentos;
-
Entrada rápida de itens no orçamento.
Licitações:
O conjunto de funções do Volare auxilia na elaboração de planilhas de orçamento para licitações no formato excel. A base de dados SINAPI disponibilizada publicamente no site da CAIXA, está reproduzida nesse módulo junto com as rotinas (ferramentas) de importação de preços de insumos de construção civil pesquisados pelo IBGE via relatório específico e no formato xls. Necessário possuir o MS EXCEL.
PLANEJAMENTO, CONTROLE E MEDIÇÃO DE OBRA
Planejamento:
A funcionalidade de Planejamento permite a partir de orçamentos elaborar os cronogramas físico e financeiro da obra, definir prazos de execução, dimensionar equipes, consolidar dados e exportar o cronograma para Microsoft Project. Realiza a programação de compras dos insumos da obra com base no cronograma.
Controle e medição:
A funcionalidade de Controle de obra permite o acompanhamento do que foi planejado anteriormente no sistema. Tarefas como apontamento de quantidades consumidas, registro de desvios e aferição de coeficientes são realizadas diretamente no sistema e alimentam relatórios de acompanhamento importantes como: “Orçado X Realizado”, “Insumos Adquiridos” e “Desembolso Real”.
As funções de Medição de obra auxiliam o usuário no gerenciamento dos empreiteiros, seus contratos e as empresas prestadoras serviços. Registra os serviços realizados e a realizar, e gera relatórios para acompanhamento das medições e da evolução da execução de serviços.
INTERPRETADOR BIM
O Volare Interpretador BIM obtém os dados oriundos do projeto (dados geométricos e informativos dos elementos construtivos) através da camada de extração de dados do projeto, que pode ter três origens: Leitor IFC, Addin do Revit e Addon ArchiCAD.
Baseado nos dados extraídos, o Volare Interpretador BIM conta com a funcionalidade de criação de regras, com fórmulas e condições de filtro dos dados dos elementos construtivos, com intuito de levantamento do quantitativo de toda a massa de dados gerada.
Permite o vínculo de serviços e insumos de diversas bases de dados, modelos e orçamentos do acervo do banco de dados do Volare
Os serviços e insumos podem ser vinculados a qualquer estrutura de etapas e atividades. O Volare Interpretador BIM permite também a gestão dos envios de disciplinas de projetos diferentes. Disponibiliza visualizador 3D e grid com propriedades dos elementos para validação informativa e visual do modelo, para validar se o que está sendo quantificado são realmente os elementos desejados.